domingo, 17 de maio de 2009

Eu, guia turística?





Parece meio insólito, mas eu, uma brasileira, estou me tornando em uma experta guia turística em Buenos Aires. Não, não mudei de emprego, continuo sendo uma jornalista que trabalha como gestora de projetos de telecomunicações. Na verdade, refiro-me a que, quando meus amigos vêm a Baires, eu sou a anfitriã oficial aqui.

Mostrar as belezas e as peculiaridades da Capital Federal é um prazer pra mim, talvez porque, justamente por não ser portenha, tenho o distanciamento suficiente de quem conheceu a cidade já em idade adulta e se apaixonou por ela. Devo admitir que há alguns lugares que não suporto mais ir, como a feira de antiguidades de San Telmo e o Caminito (que fica em La Boca). Quando o visitante insiste que deseja fazer esses passeios, respiro, tento abstrair e vou! São lugares que não mudam com o tempo. São os mesmos bailarinos de tango dançando na rua, os mesmíssimos vendedores
ambulantes...tudo igual. Há anos.

Há também os "guiados" que já não é a primeira vez que vêm a Buenos Aires e assim preferem partir para passeios mais específicos, como: compras, gastronomia etc. Baires tem lugares lindos e muito pouco conhecidos do grande público visitante. Por exemplo, tomar um drink ou jantar com alguém especial nos bares que ficam às margens do Rio da Prata, mas na altura de San Isidro ou San Fernando, é uma delícia e ver o sol se pondo sobre o rio é uma visão inesquecível. Único problema é que fica longe do centro e, muitas vezes, o trânsito pode prolongar ainda mais o tempo de viagem até lá. Mas vale a pena!

Enfim, há vários lugares charmosos e interessantes na cidade, basta tentar sair do lugar comum (literalmente!). Se estiver com vontade de vir a Buenos Aires: Ouse! Deixe de lado o circuito turístico convencional, informe-se, e conheça outra Buenos Aires!







4 comentários:

  1. Mari,

    Você é uma ótima guia-turística! Adorei nossos passeios quando estive por aí! :) E adorei ver a foto do nosso jantar aqui no post! :)

    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Gostei Mari, Sou rato de jornalistas e não acredito em quem não é curioso!
    www.ajax-noticias.blogspot.com
    te espero como "seguidor" em meus blogs!
    www.ajax-pucci.blogspot.com
    manda noticias!Depois eu falosobre Buenos Aires! ok! Tks,
    AJAX

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mari.
    Também sou blogueira e jornalista. Gostaria de convidá-la para uma participação na minha página - wwww.expatriadas.com
    Como não encontrei um e-mail seu, por favor, entre em contato para que possa mandar as perguntas, caso aceite participar - expatriadas@hotmail.com
    Obrigada!
    Abraço,
    Carmem Galbes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari,
    Estou indo estudar em Buenso Aires em janeiro...Não sei se fiz a melhor escolha mas vamos lá...Eu queria ficar em Palermo,vc me indica um lugar confiável?Vou passar um mês e a minha maior dificuldade agora é conseguir um lugar para morar.Adorei o blog!
    Bjs,
    Thaisa

    ResponderExcluir