domingo, 31 de janeiro de 2010

Vale a pena arriscar?

Este fim de semana, por causa do calor infernal aqui em Buenos Aires, fui quase obrigada a ficar confinada em casa, com o ventilador na cara. Isso fez com que, por conseqüência, eu tenha encarado uma maratona na frente da televisão. Bom, até aí, nenhuma novidade. Mas, depois de tanto tempo em frente à TV, percebi uma coisa: Dá pra perder a conta da quantidade de séries cujo tema central é a vida de mulheres acima dos 40 anos.

Vamos convir comigo, falta criatividade aos canais hoje em dia, né? Uma série conta a história da mulher que tinha uma vida cheia de glamour, com um marido rico e de sucesso, filhos lindos e participava das melhores festas de Hollywood. Aqui essa série de People and Arts se chama “La Ex”. Outra é Accidentally Un Purpose, sobre um grupo de amigas com idade por volta dos 40, que andam todas juntas, ao estilo Sex and the City. E agora, reaparece Courtney Cox fazendo a personagem da mulher na idade da loba, que dá em cima de garotos que têm quase a idade de seu filho.

Será que não se dão conta de que essa fórmula está desgastada? Poxa, uma historinha, duas, tudo bem. Mas tantas? Pra quê? Será que estamos sofrendo agora as conseqüências do grande sucesso de Sex and the City nos 90? Sou uma fã assumida da Carrie e suas amigas, mas acho meio deprimente isso de colocar as mulheres de determinada idade todas no mesmo balaio. Isso faz com que, ao dizer que tenho 34 anos, pensem que estou desesperada para encontrar um marido e isso não é verdade! As mulheres de 30 e poucos, assim como de qualquer outra idade, querem um amor, não um marido simplesmente. Justamente, acontece que esse é muitas vezes o motivo de estarmos solteiras até o momento. Ninguém nunca pensou isso?

No final do ano passado um amigo, o Horácio, me emprestou o livro “Quero um amor para toda a vida”, que trata exatamente do que eu estava dizendo - encontrar um amor. Ali diz que é um erro isso de buscar uma pessoa só porque representa uma boa companhia ou um porto seguro. O autor do livro, Sergio Marquet, é enfático quando diz que temos que buscar alguém que nos faça sentir “enamorados” (apaixonados). Interpretei que o lance é não nos conformarmos com o que a vida nos dá, mas esperar sempre o melhor. Não estou dizendo pra buscar só os pretendentes com máster em Harvard ou então o galã da novela das oito, mas sim aquele que, pelo menos pra nós, é o melhor! Não sei, acho que a gente sente essas coisas, ainda que podemos nos enganar. É verdade.

Tenho uma amiga que teve um lindo casamento e achou que tinha encontrado o seu porto seguro, mas, infelizmente, o cara não era nada disso. Ele jogou sujo com ela. São ilusões e sonhos que se desfazem. Isso me faz refletir: E se deixamos de pensar em ter apenas um bom companheiro e sigamos buscando o grande amor de nossas vidas? Estamos nos arriscando muito? Pode ser. Mas percebi que nada está garantido nesse mundo. Muito menos quando o que está em jogo são os sentimentos.
Beijos e boa semana!

Um comentário:

  1. Mari, concordo com você. Não há nada garantido. Tudo é uma aposta e também não há receitas, o jeito é arriscar. Se gosta da pessoa e acha que ela vale a pena, tem que se jogar e ver no que vai dar. Uma coisa que não dá é se casar com alguém só por conta de status e grana, isso com certeza não dará certo. Com amor já é complicado, imagine sem? E também acho bobeira colocar que todas as mulheres acima de 30 estão desesperadas por encontrar um marido. No mundo de hoje tudo é muito plural, os anseios mudam radicamente de um para outro. Por isso colocar todo mundo na mesmo situação é limitação mental. Beijos

    ResponderExcluir