domingo, 10 de janeiro de 2010

Que seja melhor que 2009...

2010 já é uma realidade. Parece que a ficha custa pra cair. Este é o primeiro fim de semana depois da virada do ano e eu achei dentro de um caderno aqui em casa a lista de resoluções que eu fiz em 2008, a espera de 2009. Num súbito de masoquismo, comecei a somar as coisas que havia realizado e as que não. O resultado foi catastrófico! De 11 coisas que eu havia me proposto a fazer, coloquei em prática apenas duas... e olha que uma delas foi mais ou menos. E, se analiso bem mesmo, posso até dizer que cumpri uma e meia. Isso é deprimente.

Por isso mesmo que eu, em dezembro passado, me decidi por não fazer nenhuma lista de novas resoluções visando 2010. Não que eu não tenha projetos, longe disso. Na realidade, minha cabecinha já fervilha com muitas coisas. Mas dessa vez, quero, em lugar de escrevê-las somente, acima de tudo, colocá-las em prática. Todos os anos prometo a mim mesma que vou escrever mais vezes aqui no blog, mas a falta de tempo e, sobretudo, a preguiça me proíbem.

Esse ano não vou prometer nada. Quem sabe assim eu começo a cumprir, né? Minha primeira semana de 2010 começou punk no trabalho. E eu que pensava que em janeiro ia ser tranqüilo... A cidade está quase vazia. Aqui em Buenos Aires, todo mundo sai de férias, os que podem, em janeiro ou fevereiro. Até algumas lojas fecham. Os donos colocam uma plaquinha dizendo “vacaciones” e dão no pé. Acho que vão todos pra Costa Atlântica daqui, fugindo do calor de quase 40°C e da umidade relativa do ar de quase 100%.

Em dezembro, tirei uma semana de férias para poder ir visitar minha família no Natal. Agora não tenho mais direito a dias livres. É isso mesmo, aqui são só 15 dias de férias por ano (na verdade, a conta se faz assim: a cada 20 dias trabalhados, um dia de férias, o que termina sendo 15 se contamos com o fim de semana). Eu acho pouquíssimo. E para mim, que tenho família em outro país, não dá pra nada! Tiro uma semana pra passar o Natal com meu pessoal no Brasil e no meio do ano vou visitar a mamãe de novo. Pronto, já se terminaram minhas loooongas férias. Logo, isso quer dizer que não tenho tempo disponível pra viajar a nenhum lugar. É muito desmotivador! A pessoa só passa a ter 21 dias, depois de cinco anos na mesma empresa. Esqueçam!

Bom, vou deixar de reclamar, né? Tem que começar o ano com todo pique.

Um comentário:

  1. Mari, que surpresa ver um post aqui! :) Ah, eu também não fiz nenhuma resolução para 2010, a resoluçãod e comer brócolis não conta. Resolvi deixar as coisas acontecerem.

    Em relação às férias, eu também acho muito pouco o que se dá aí, mas minha situação anda pior neste quesito. Em 2009 tive 10 dias de férias, em 2010 terei NADA! É, só em 2011 agora... tudo culpa do contrato temporário... o jeito é abstrair e trabalhar, uma hora as férias chegam!

    Feliz ano novo! Beijos!

    ResponderExcluir