domingo, 21 de março de 2010

Este blog perderá seu sentido de existir?

Dia 15 de abril completo quatro anos morando em Buenos Aires. Será uma data rodeada de lembranças de momentos bons e maus. Alguns muito bons, outros extremamente ruins. Aliás, como meu computador foi formatado e eu fui totalmente incompetente ao fazer o backup, perdi todas as minhas fotos dos últimos anos. Isso faz com que alguns deles tenha desaparecido dos meus registros. Vão ficar só na memória...

Justamente em meados de abril, ainda não sei a data certa, vou deixar minha vida aqui e voltar para o Brasil. Definitivamente? A resposta é: Sim, definitivamente. Bom, no meu caso, esse termo é meio exagerado, afinal, sou meio nômade. A decisão foi tomada depois de muito pensar. Basicamente um ano de balanço total, pesando o lado positivo e negativo dos dois lugares.

Em abril do ano passado fui nas minhas férias para São Paulo com o objetivo de descobrir se me sentiria novamente identificada com a cidade, sua gente e as ruas. Felizmente, pude me ver em cada rosto que caminhava ou que esperava o ônibus no ponto. Cada um com sua característica diferente, mesmo porque o Brasil é um país muito diverso e São Paulo concentra tudo isso. Depois passei uns dias na praia e senti falta dessa coisa de correr para o mar a cada feriado prolongado. Mais tarde, a meados de 2009, tive um problema de doença na família e isso foi fundamental na minha decisão. Logo pensei: O que raios estou fazendo aqui? Tá legal, Buenos Aires é uma cidade linda, que tem várias atrações culturais, mas será que eu não estou pagando um preço muito alto por tudo isso?

Por outro lado, olhando pelo buraquinho da fechadura, daqui da Argentina vemos o Brasil crescendo e melhorando no âmbito econômico e isso pode me proporcionar um crescimento na carreira. Quero retomá-la. Voltar a trabalhar como jornalista. Afinal, não sei se é pedir demais, mas quero o combo completo: família, carreira, amigos, vida social (não está diretamente relacionado ao item anterior - amigos), viagens(o dólar aqui está pela hora da morte) e, por quê não, dim dim também?

Há apenas algumas semanas antes de me mudar, tenho sentimentos desencontrados. Não que duvide do meu desejo de ir embora, mas passam muitas coisas pela cabeça da gente. Acho que deve ser normal. Algo que a minha amiga Priscilla me falou me marcou muito. Ela disse, “Marília, quando você chegar aqui ao Brasil, deixe Buenos Aires para trás e recomece tua vida. Não fiquei ancorada no passado”. Bom, não deve ter sido exatamente com essas palavras, mas foi algo parecido. E ela tem razão. Baires vai ter um espacinho reservado no meu coração, afinal, foram quatro anos da minha vida caminhando pela Coronel Díaz, tomando a linha 111 e falando “che, vos”. Entretanto, a vida segue seu rumo e tenho que olhar para frente.

Já estou trabalhando no planejamento de todos os detalhes da mudança. E não é nada fácil, eh! No escritório, estou passando minhas últimas semanas, inclusive, estou no processo de desocupar minha mesa. Esta semana estarei de férias! Então, a idéia é aproveitar a cidade como turista, com a câmera nas mãos, disfrutando cada segundo.

Férias! Eba!!! Até a semana que vem...

6 comentários:

  1. Olá marilia, achei legal esse seu post, apesar do aperto que te vai no coração. Imagino como seja isso, já passei por situações parecidas. Sou jornalista tbm e apaixonada por Buenos Aires desde os 3 dias que passei por ai visitando. Desejo muito voltar e, quem sabe, fazer pelo menos um curso de um mês nessa cidade linda.

    ResponderExcluir
  2. Mari, aproveite bem suas férias! será uma ótima despedida de Buenos Aires!

    Entendo como vc se sente, alegria e tristeza ao mesmo tempo.

    Vai ser bom ter você por aqui de novo, viu? Mas vou perder a melhor guia turística que já tive em Buenos Aires.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Marília,
    Li seu post e realmente entendo seu sentimento. Espero que você seja muito feliz. E, realmente, não olhe para trás; lembre-se apenas das coisas boas.
    Uma boa idéia, já que realmente seu blog é excelente e você escreve muito bem, seria continuar o blog numa "segunda fase", pós Baires!
    Aproveite suas mini férias e vá em frente!

    ResponderExcluir
  4. Oi, boa noite Mari.

    Infelizmente a situação dentro do Brasil não é a que se vê na Argentina.
    Continuamos sem saúde, educação. O PAC só existe para Lula e seus amiginhos. Você é jornalista? Você conhece de verdade a situação aqui? É, o dólar está ótimo aqui, mas Você ganha Reais, e poucos!!!!!!!! A gasolina custa 2,80 o litro!!!!!!! o pão 7 Reais o quilograma. Tire a suas contas en u$s. Infelizmente moro na Bahia, uma terra em guerra, mas que ninguém quer olhar. Sempre há um jeitinho para simular que tudo está OK. Argentina está ruim, Brasil também!!!!

    Sorte.
    o Otimista

    ResponderExcluir
  5. Caro Otimista, não te vejo tão otimista. hehehe... Ah, aqui na Argentina não recebemos em dólar, mas sim em pesos argentinos.
    Abraço,

    Marília

    ResponderExcluir
  6. oi entrei em seu blog pela primeira vez e amei mari ...
    parabéns pelo seu ótimo desepenho.

    ResponderExcluir